Minicisternas: o planeta e seu bolso agradecem!

Segundo relatório da ONU de 2015, a Terra enfrentará um déficit de água de 40% até 2030, caso a gestão desse recurso natural não seja melhorada. As expectativas seriam menos preocupantes se já não estivéssemos sofrendo vários sinais de alerta.


fonte: www.cristofoli.com


"O IPTU Verde é uma solução adotada mundialmente, em locais como Berlim, Dublin, Helsinque, Medellín e Bogotá, e por 55 cidades brasileiras. Em São Bernardo do Campo, por exemplo, desde 2008 é oferecido desconto às propriedades recobertas por vegetação. No Rio de Janeiro, foi instituído em 2012 um sistema de pontos que incentiva a economia e o reuso de água e a diminuição de fatores que causam enchentes, além de valorizar a eficiência energética, a coleta seletiva de lixo, o combate às ilhas de calor e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Guarulhos adotou neste ano o desconto de 5% a 20% para imóveis que tenham área verde ou adotem práticas sustentáveis, como coleta seletiva, captação de água da chuva e telhado verde. Também em 2015, Salvador passou a conceder até 10% de desconto no IPTU para quem adotar medidas sustentáveis. Em Curitiba, terrenos com áreas verdes podem ter entre 10% e 100% de desconto." fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br


De nossa parte, o melhor que podemos fazer é economizar ao máximo esse recurso natural, evitando que mais e mais águas sejam retiradas da natureza para nosso consumo. Uma forma de contribuir é fazer o Aproveitamento de Água da Chuva, através de uma Minicisterna, que além de economizar água, auxilia para a redução de enchentes nas grandes cidades.



fonte: www.ipt.br


Mas lembre-se, a água coletada pela chuva contém componentes que não a tornam potável.

fonte: www.ipt.br

Mesmo assim, ela pode ser usada para vários usos:

fonte: www.ipt.br

fonte: www.ipt.br

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo elaborou um manual com passo a passo para a montagem de um sistema de captação de água da chuva. O material dá dicas de como calcular o tamanho correto do reservatório e alerta sobre os cuidados com o tratamento e armazenamento. Veja aqui.


Para uma obra mais econômica e com menos complicações, sempre contrate um arquiteto!

#sustentabilidade #minicisterna #cisterna #reusodeágua #arquiteturasustentavel

posts em destaque
posts recentes
arquivos
arquivos
posts  sobre
Nenhum tag.
nas redes sociais
  • Facebook - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle