Cimento queimado

Sofisticado, rústico, durável, de fácil conservação e barato. Praticamente imbatível para revestir qualquer ambiente, mas alguns cuidados precisam ser seguidos para extrair todo o potencial deste material que é um curinga na decoração de qualquer ambiente.


Fonte: archdaily.com Wespi de Meuron Romeo architects


O cimento queimado nada mais é que uma argamassa feita na obra com: cimento, areia e água, além de uma resina de alto desempenho. Com espessura final de 30mm, deve ser aplicado sobre o contrapiso e nivelado com régua metálica. O termo “queimado” se refere ao processo de jogar pó de cimento sobre a massa ainda molhada, não tendo nada a ver com fogo. Após a secagem, ou período de cura, é recomendada a aplicação de uma resina que ajudará a impermeabilizar o revestimento.


Fonte: guilhermetorres.com.br


Trincas são comuns neste tipo de piso, e para diminuir sua incidência, são necessárias juntas de dilatação de maneira a formar panos de secção quadrada, com dimensões entre 1,5m e 2m. Aditivos podem aumentar a plasticidade da massa. Para a manutenção do cimento queimado, o ideal é aplicar cera incolor regularmente.


Fonte: oazulejista.blogspot.com

Ele pode ser utilizado em todas as áreas da casa, social, serviço e íntima, o que torna essa opção muito interessante, já que padroniza os acabamentos da residência, mantendo os ambientes sem interrupções no revestimento.


A sensação de amplitude e unidade pode ser reforçada optando por revestir piso, parede e teto com este mesmo material.


Algumas desvantagens do cimento queimado são seu baixo desempenho térmico e acústico, o que pode ser facilmente contornado na escolha de móveis e de elementos de decoração. Tapetes, cores, madeira, são alguns dos elementos que auxiliam nesse aspecto e ainda podem ser realçados pelo contraste de cor.


Fonte: guilhermetorres.com.br


Para um uso original e diferente, podem ser acrescentados pigmentos no preparo da massa à base de óxido de ferro, como o pó da marca Xadrez ou Bayferrox. Para clarear o revestimento podem ser adicionados pó de mármore, pó de granito, cimento branco ou areia branca na base da massa. Outra opção diferente é utilizar um stencil para destacar uma região ou ambiente.


Fonte:casadabella.com.br e 3.bp.blogspot.com


Existem empresas no mercado que vendem a argamassa já pronta, são elas: NS Brazil (tecnocimento), Bricolagem (Mr. Cryl), Edfan (Microcemento), entre outras, cobrando cerca de R$70/m² sem instalação. Essa massa finalizada fica com 2mm de espessura, e pode vir em diversas cores, possuindo a vantagem de não necessitar de juntas de dilatação.


Pode ser aplicada em pisos, paredes e tetos, inclusive sobre azulejos antigos, gesso, e outros revestimentos, dispensando quebradeira em caso de reforma, e evitando a geração de entulhos! O meio ambiente agradece! Porém, por ter uma espessura muito fina, o substrato onde será aplicada a massa precisa estar bem nivelado e livre de quaisquer irregularidades e umidade.


Fonte: guilhermetorres.com.br


Não é indicada a aplicação da massa pronta, nem do cimento queimado no piso do box do banheiro, em áreas externas, ou constantemente molhadas, por ser um piso escorregadio e também sofrer com infiltrações em locais críticos como ralos, no caso da massa pronta.


Fonte: mulher.uol.com.br projeto de Diego Revollo


Uma desvantagem da massa pronta é que caso haja alguma infiltração na superfície causando bolhas ou descolamentos, a superfície inteira precisará ser refeita, para não haver falhas de continuidade.


Fonte: casa.abril.com.br

A qualidade do revestimento em ambos os casos dependerá da qualidade da aplicação e habilidade do profissional que irá executar o serviço. Portanto, peça para verificar algumas obras já executadas pelo profissional, analisando se o acabamento foi bem executado ou se contém falhas, antes de contratá-lo. Se o seu projeto envolver reformas, contrate um arquiteto para auxiliá-lo em todas as etapas do projeto e evitar possíveis desgastes, dores de cabeça e custos além dos previstos.


Fonte: guilhermetorres.com.br


Espero que tenham gostado e até o próximo post!


#revestimento #NSBrazil #Bricolagem #cimentoqueimado #acabamento #decoração

posts em destaque
posts recentes
arquivos
arquivos
posts  sobre
Nenhum tag.
nas redes sociais
  • Facebook - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle