praça e vivência na POLI-USP

 

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Cidade Universitária, São Paulo - SP

 

PREMIAÇÃO

1º lugar

 

PROJETO

2009

 

ÁREA DO TERRENO

6.270 m²

 

ÁREA INTERNA DA VIVÊNCIA

285 m²

 

ARQUITETURA

Fernanda Almeida

Lara Yu Moreno Tachibana

 

REALIZAÇÃO

Grêmio Politécnico da USP

O concurso para a Praça e Vivência Estudantil da Escola Politécnica da USP, com o objetivo de reformar a vivência, criando um local adequado para o uso contínuo dos alunos da faculdade de engenharia, tinha como solicitações uma área tranquila para jogos e televisão, espaço para lanchonete, xerox, convivência e um espaço para descanso. Já na área externa, o objetivo era tornar o local uma praça ampla e segura, um espaço agradável e convidativo.

 

O projeto proposto manteve as árvores da região, criando no acesso principal do edifício uma ampla área de piso, que funcionaria como arena para diferentes usos, tais como shows, festas e eventos. A fim de manter a permeabilidade do terreno, a vegetação foi preservada ao máximo, abrindo espaço apenas para a circulação e áreas de confraternização.

 

Foram propostas forrações e folhagens nativas de meia-sombra em alturas baixas a médias, de modo a manter a transparência e a fluidez da praça, que apesar de ser sombreada, recebe bastante luminosidade. 

 

Pensando na sustentabilidade, o projeto proposto utiliza materiais e sistemas ecológicos biodegradáveis, renováveis, reciclados, não poluentes e atóxicos.

  • Facebook - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle